A importância do Press Kit para empresas

press-kit-para-empresas

06 nov A importância do Press Kit para empresas

Também conhecido como mídia kit, o Press Kit, é uma estratégia de marketing para apresentar uma empresa, uma mídia ou mesmo um novo serviço ou produto. Normalmente o Press Kit é composto por uma carta de apresentação escrita pela assessoria de imprensa e objetos diferentes e criativos que sejam capazes de representar os valores e ideais que a empresa pretende transmitir.

Normalmente o kit enviado para a imprensa, especificamente grandes emissoras ou jornalistas que são referências, porém, com o avanço da internet, o grande crescimento das redes sociais e dos influenciadores que nelas surgiram, o Press Kit está sendo mais viável ser enviado para eles. Essa estratégia não se limita a apenas ao setor de mídia, também pode ser usado com patrocinadores, parceiros e muitas vezes com público interno.

Vantagens do Press Kit

1. Dê asas à sua criatividade

Se fizéssemos uma analogia, poderíamos comparar o Press Kit com os cartões de visita, uma vez que estes, querendo ou não, também são responsáveis por gerar no cliente uma percepção a respeito da marca ou produto. Um dos principais pontos do Press Kit, é  que com ele a empresa pode explorar todo o seu potencial criativo para elaborar um material altamente autêntico para apresentar sua empresa à terceiros.

2. Use como material de divulgação

Quando você recebe um presente legal, você quer mostrá-lo a todos, não é mesmo? O Press Kit funciona da mesma forma quando falamos do seu potencial de divulgação. Quanto mais útil, criativo ou versátil for o seu Press kit, maior será a sua disseminação. Um bom exemplo para ilustrar este contexto é a forma como os influencers tem trabalhado nas redes sociais.  Um influenciador, ao receber o seu Press Kit, mostra para os seus seguidores nas redes sociais o material que recebeu, deste modo a sua empresa recebe uma divulgação espontânea para um público-alvo que até então não tinha conhecimento sobre a sua marca ou produto. Isso gera um interesse, uma curiosidade, e consequentemente, contribui para o fortalecimento de marca.

Um Press Kit criativo terá uma repercussão grande nas redes sociais, isso o fará ser um dos assuntos mais comentados durante um tempo, abrindo mais portas para estratégias de marketing, tudo isso sem gastar com divulgação, apenas investindo no Press Kit. Com essa estratégia, também gera um ganho de respeito e fortalecimento para a sua empresa, fazendo com que você se destaque entre os seus concorrentes.

Como fazer um Press Kit

 Assim como qualquer ação dentro da sua empresa, para desenvolver o Press Kit é necessário um plano de ação no qual deve-se planejar desde o processo criativo até o objetivo final. Primeiramente deve-se definir qual será a finalidade do Press Kit. Será destinado a divulgação de um novo produto  ou serviço? Este é o pontapé inicial para uma estratégia de marketing assertiva.

 

Dentro do que foi definido, é muito importante que o Press Kit represente a imagem da empresa, demonstrando a sua ideologia, os seus valores e objetivos. A equipe de marketing deve estar atenta a isso. A sua empresa definir um público-alvo é uma etapa indispensável. Sem um planejamento de público-alvo fica difícil de até definir para quem você irá enviar o Press Kit. Vale lembrar que é um processo que demanda muita criatividade para se sair bem, então não tenha pressa ao realizá-lo.

Dicas de Press Kit

Uma das melhores dicas é usar da interatividade, como por exemplo, a pessoa que receber deve resolver uma charada, resolver um enigma ou abrir a embalagem de uma forma diferente. Embalagens que trazem uma boa estética e até mesmo ilusão de ótica, ou que possuem formas e pinturas inusitadas, também se destacam.

Focando na parte de influenciadores, os objetos ou produtos que virem dentro do Press Kit, se forem personalizados baseando-se na pessoa que receberá, aumenta bastante as chances de divulgação espontânea. Isso pode ser feito escrevendo o nome dela, o nome dos animais de estimação ou então utilizando cores da marca dela.

Utilizar de datas comemorativas é uma boa estratégia, pode-se utilizar o aniversário da empresa para criar um marketing por cima, feriados, eventos e até aniversários de influenciadores.

Existem empresas que podem te auxiliar na produção de Press Kits, como a Claros Apoio, que realiza desde a compra dos materiais necessários, até o manuseio para enviar o material completo aos clientes. Isso tudo para empresas independentes do ramo que sejam.

Conheça a Claros Apoio

A Claros Apoio cumpre há mais de 20 anos a missão de auxiliar seus clientes por soluções criativas e com máxima qualidade, sempre com ética e transparência, através de apoio às áreas de marketing e administração, seja com ações isoladas ou através de gestão compartilhada.