05 abr Você sabe a diferença entre público-alvo e persona?

Duas expressões bastante usadas no marketing, o público-alvo e a persona podem parecer a mesma coisa, mas não são. E para que a sua estratégia seja bem-sucedida, é essencial que você entenda a diferença entre eles:

Público-alvo

O público-alvo é o a definição daquele que irá consumir o seu produto e/ou serviço. O conceito costuma ser um dos primeiros (se não o primeiro) a ser entendido antes de iniciar uma campanha de marketing.

Ele traz conceitos como: sexo, idade, formação, estado civil, localização, profissão e interesses comuns. Por exemplo: se você tem uma agência de turismo em São Paulo capital focada na terceira idade, seu público-alvo pode ser – mulheres com idade entre 65 e 85 anos, aposentadas, viúvas, de São Paulo capital e arredores e com interesse em viagens.

Agora, se você tem uma barbearia premium no Rio de Janeiro, um bom exemplo pode ser: homens, com idade entre 25 e 40 anos, com renda mensal entre 3 a 10 salários-mínimos, moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro, com interesse em beleza e bem-estar.

publico-alvo-persona

Persona

A Persona é um perfil fictício do cliente ideal da empresa. O foco, aqui, é que a empresa entenda melhor quem é seu consumidor e quais as suas principais dores, para ser mais assertivo em suas ações.

Dessa maneira, a persona traz ainda mais detalhes, personificando de fato aquele cliente. A imaginação pode (e deve!) ser aflorada e você pode criar um personagem com gostos, estilo de vida, hábitos, profissão e valores próprios. Uma das maneiras de personificar é também escolher uma foto que possa mostrar quem seria essa pessoa.

Usando os mesmos exemplos do público-alvo, quais poderiam ser as nossas personas?

 

  • Aurora tem 80 anos de idade e está aposentada há 20. Ela é viúva e mora com um de seus filhos na zona sul de São Paulo, além de seu bicho de estimação. Apesar da idade, é uma mulher ligada à tecnologia e fala com as amigas e familiares pelo celular, além de ver vídeos e jogar no smartphone. Com a vida mais tranquila financeiramente, busca excursões para conhecer os lugares que ainda não foi, sozinha ou com as amigas. Além disso, faz pequenas atividades físicas durante a semana.

 

  • Rodrigo tem 35 anos e é gerente de marketing em uma multinacional do Rio de Janeiro. É casado, tem um filho e mora em Ipanema, no Rio de Janeiro. Uma vez ao mês vai à barbearia cuidar do cabelo e da barba, além de comprar produtos específicos para o público masculino.

 

E você? Já sabe o público-alvo e persona de seus clientes?